Portugal precisa do programa cautelar ? (PT)

Portugal pode precisar de pacote de ajuda cautelar


Portugal pode precisar de um pacote de apoio cautelar, agora que se prepara para sair de um período de três anos de programa de ajuda financeira.

Os portugueses têm feito um esforço tremendo, existe uma necessidade de um programa cautelar ?

Portugal está a tentar recuperar o pleno acesso aos mercados de dívida com o programa de resgate de 78 mil milhões de euros posto em prática em 2011 pela zona euro e através do Fundo Monetário Internacional (FMI) e se aproxima de seu final em maio. Uma linha de crédito cautelar representa fornecer garantias aos credores no momento em que a recuperação económica da Europa continua fraca.

Portugal pode ainda vir a encontrar ventos políticos desfavoráveis em 2014, pois se avizinha um aumento da instabilidade social.

O país este mês emitiu dívida no valor de  vendeu 3.250 M€ a cinco anos, mostrando sinais de recuperação económica.

Os rendimentos dos títulos da dívida pública a 10 anos caiu abaixo de 5 por cento nesta semana, pela primeira vez desde agosto de 2010, como a promessa de apoio do Banco Central Europeu (BCE) de manter as taxas de juros oficiais baixas, atraem mais investidores.

Sentido de crescimento

A zona euro tem vindo a ganhar estabilidade e Portugal tem de voltar a criar uma sensação de crescimento bem como a União Europeia tem de olhar especialmente para os países que fizeram reformas fortes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morri com tanta informação

João Pires autor