Desemprego Voluntário

Existem basicamente dois tipos de desemprego: o desemprego cíclico, que vai e vem ao ritmo das recessões, e o desemprego estrutural com carácter mais permanente.

O desemprego estrutural é uma função de todo o tipo de coisas, algumas inevitáveis (algumas pessoas andarão sempre "entre empregos", por pouco tempo que seja) e algumas o efeito secundário indesejado de políticas como os subsídios de desemprego e os salários mínimos que tendem a afastar do pleno emprego.

Desemprego Voluntário

Situações de apoio prolongado à família ou o ano sabático também explicam o desemprego voluntário, o qual também explica situações em que não é desempregado devido à indisponibilidade de empregos na economia, mas por causa de não ser capaz de encontrar um emprego de sua própria escolha. 

Às vezes, as pessoas rejeitam as oportunidades de emprego, se eles não concordam com os salários oferecidos ou se não encontram o tipo de trabalho que gostariam de fazer.

Mas o desemprego voluntário também deverá incluir todos aqueles trabalhadores que aceitam ir para o desemprego.

Mas o desemprego estrutural não tem de ser permanente, por exemplo nos momentos da contração das velhas industrias e no surgimento de novas oportunidades, seria desejável que os trabalhadores tivessem oportunidade de se reciclarem e encontrarem novos empregos.
Mas o desemprego estrutural, dado que é temporário, não é significativamente auxiliado pelas políticas de emprego do governo português.


De acordo com a fonte do INE, a taxa de desemprego estimada para o 2º trimestre de 2014 foi 13,9%. Este valor é inferior em 2,5 pontos percentuais (p.p.) ao do trimestre homólogo de 2013 e em 1,2 p.p. ao do trimestre anterior.
A tendência de redução do desemprego não quer dizer que a situação esteja a regressar a níveis e condições do passado.

Está a surgir o emprego precário dos 600 eur.

A população desempregada foi de 728,9 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 15,9% e uma diminuição trimestral de 7,5% (menos 137,4 mil e menos 59,2 mil pessoas, respetivamente).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morri com tanta informação

João Pires autor